quinta-feira, 25 de março de 2010

Dia de família


Hoje é dia de família.

Não use a maquiagem pesada dos olhos.
Mantenha suas mãos e respectivamente suas unhas pintadas de vermelho longe dos olhares.

Não conte piadas pesadas, não conteste a religiosidade da sua avó.
Não discuta sobre alimentos trans com sua tia hipocondríaca.
Não sonhe em falar que sua priminha de 3 anos não se parece nem com sua tia de 40 ou com seu tio de 60. Você sabe que foi inseminação artificial, mas finja que ela é a cópia perfeita do fracassado casamento deles.

Segure o riso na hora da oração agradecendo pelo almoço e pela fartura.
Sua avó acredita que foi Deus quem deu a macarronada de domingo. Vai ver esqueceram de contar que é o salário do seu pai que pagou. Coitadinha!

Sua tia vai falar sobre doença. Finja que se preocupa. Algum dia ela vai morrer e você e seu irmãozinho os afilhados diretos dela, logo, terão direito à herança, afinal ela é uma árvore seca que não deu belos frutos.

Sua priminha quer entrar no seu quarto e brincar de comer seu batom novo.
Na frente dos outros, diga que ela é uma gracinha e que você ama de paixão o sorriso sem dentes dela. Quando ninguém estiver olhando, ameace de esmagar os dedos dela com sua bota bico fino e arrancar as unhas dela uma por uma. Lentamente.

Não escute suas músicas. Não comente dos seus amigos.
Diga que você nunca beijou na boca, e que sexo é nojento, e seu maior sonho é ser uma freira que reza o dia inteiro.

Hora do almoço.
Coma verduras, você é saudável. Beba refrigerante. Deixe pra roubar a cerveja do seu pai de noite. Disfarce o tédio. Concorde. Sorria. Compartilhe interesse pela história de amor de seus avós. Simule lágrimas nos olhos quando pela centésima vez sua avó contar como foram difíceis os anos em que seu avô ficou anos fora de casa trabalhando. Sacana do jeito que ele era você sabe que ele se divertia com as vagabundas, mas sua avó prefere te fazer acreditar que ele passou anos somente trabalhando e se sentia feliz ao lembrar de seu lar.

Frases como:
"que interessante", "jura?", "imagine tia, bondade sua", "claro vovó, está na bíblia", "sim titio, estudo todos os dias". São altamente permitidas, como um manual de sobrevivência na selva familiar.

As mesmas pessoas vazias, as mesmas conversas sem conteúdo, você está em um abismo caindo lentamente, você grita por socorro, mas ninguém te ouve, Ninguém que ligasse. Nem que ao menos, notasse.






Alguém passa a salada?






Isso é chicória com espinafre?
Puxa vida, que delícia!

2 comentários:

Manuka disse...

Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...

É a gente não escolhe aonde vai cair.
Adorei o teu sarcasmo.
Bjão

Guga disse...

Ri muito! XD