quinta-feira, 3 de abril de 2008

Bruxas&Princesas

As duas sempre presentes na mesma história.
Mas devo confessar, gostar sempre muito mais da bruxa do que da princesa. Ou do vilão.
A Bela e a Fera sempre foi um dos meus desenhos preferidos. Adorava a Fera. O lado dócil escondido pelo jeito defensivo animal, me fascinava. Acho que era mais a idéia do contraste, dos extremos que podem viver dentro da mesma pessoa.

Mas me deixem explicar sobre a minha clara preferência pelas bruxas.
Elas cobram um preço por tudo.
Oferecem algo e cobram por aquilo. E as princesas pagam por isso. Porque, diferente das bruxas, as princesas se deixam levar pelas promessas e perdem a noção do preço que é preciso pagar para obter o que se quer.

A Pequena Sereia, deu a voz para a Bruxa do Mar, em troca de “virar humana para viver com o príncipe”. Branca de Neve foi enganada por uma maçã. A Bela Adormecida, o dedo no fuso de uma roca. Rapunzel e suas tranças de mel, Cinderela a adorável dona-de-casa dos contos e tantas outras.

Na vida real, também é assim.
A Bruxa gozando de sua esperteza em saber tirar proveito dos outros, e a princesa pagando suas dívidas por ser tola.

Pequena Sereia está muda e trabalha vendendo peixes no mercado municipal. O príncipe se casou com a Bruxa do Mar, porque ela tinha a bela voz da sereia e ele podia conversar sobre tudo com ela.
Branca de Neve é prostituta na Augusta e tem uma maçã tatuada no braço. O príncipe passou a produzir filmes pornô com os anões.
Bela Adormecida está em coma, dormindo para sempre. O príncipe tá na pista pra negócio.
Rapunzel teve piolho nas tranças. O príncipe virou cabeleireiro.
Cinderela é empregada doméstica e cuida dos 12 filhos do príncipe.

E as bruxas estão aí. Viajam para a Europa nas férias, dirigem bons carros, salão de beleza toda semana. Já pegaram todos os príncipes. E fazem uso da frase: “Garotas boas vão para o céu, e as más vão para qualquer lugar”.



“Você que é tão feliz, não vai ser mais, se quiser existe um pagamento, vamos lá, tome conta, assine o documento.”

Nenhum comentário: